Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de julho de 2013

REPORTAGEM DO THE NEW YORK TIMES TRATA DAS "SEMENTES DO PROTESTO" NO BRASIL. E mostra a razão da indignação dos brasileiros com o Governo Maravilha: um país em que uma pizza custa U$60!, e a educação é uma porcaria, e a saúde outra porcaria, etc... etc... (VIDEO)




Quando comecei no jornalismo, os melhores livros e manuais sobre a profissão eram os americanos. Jornais como New York Times, Washington Post eram referência obrigatória, devido ao incentivo às reportagens aprofundadas, feitas com critério, demolidoras. O caso “cult” foi o impeachment de Richard Nixon, o presidente bisbilhoteiro.

O Caso Watergate, como ficou conhecido, só andou devido ao empenho de dois jovens repórteres Bob Woodward e Karl Bernstein que, durante meses, com grande tenacidade, e contra pressões imensa, com o apoio da chefia e de uma fonte secreta “Deep throat” acabaram com a felicidade de Nixon.

Depois desse caso, nada mais dessa envergadura aconteceu, e, com o passar dos anos, a imprensa americana foi decaindo – assim como a nossa – num certo tipo de mundo paralelo, lá adotando a cartilha politicamente correta, aqui a oficialista também, de tal modo que a leitura de jornais ficou altamente desestimulante.

Vez ou outra há um trabalho interessante, mesmo no New York Times,sempre tão alinhado com Barack Obama,perdendo, assim, o charme da independência editorial. Mas como Nova York não é aqui, apesar de Lula ter sido divulgado como colunista do jornal (como isso é possível?); nunca imaginei que Lula redigisse com um estilo tão contrário à sua habitual verborragia populista!, o NYT nos brindou com uma boa matéria sobre a crise no Brasil.

Neste momento em que os protestos, apesar de menos intensos, entram pelo segundo mês de vida, somos obrigados a ler, na imprensa nacional, que tudo reproduz sem questionamento, que a Presidente Dilma Rousseff explicou (inclusive ao Papa Francisco) que os brasileiros estão protestando porque querem mais,os ingratos. Eles tiveram tantos benefícios governamentais, que ficaram ávidos por sair do terceiro mundo para o primeiro, saltando sobre qualquer coisa que seja o segundo.

Lula, o silencioso, agora começou a falar,mesmo que indiretamente pelos seus assessores formais e informais (na imprensa) e diz que os protestos são culpa da elite.

Lula adora falar em elite. Penso que ele nunca se olha no espelho. Dadas as medidas da presidente para desonerar diversos setores, para incrementar o consumo, ninguém da elite poderia abrir o bico, mesmo os bancos, os maiores beneficiários destes governos petistas. Atribuir as manifestações às elites é uma alucinação de Lula. Mesmo o PT, sempre querendo achar bodes expiatórios, pisou na bola, apontando o dedo viciado, mais uma vez,  para a imprensa e,pasmem, até para a base aliada. Logo a base aliada, aquela que lhe dá sustentação por puro idealismo ministerial.

Em suma, os petistas ficaram encastelados em Brasília usufruindo as maravilhas do país imaginário que construíram e o povo foi ficando cansado de ser esquecido. Uma coisa é o cidadão ficar em casa vendo TV  ouvindo sobre todos aqueles investimentos bilionários de que tanto fala a nossa presidente (ela nunca fala em milhões, só em bilhões! – uma síndrome eike-batistiana); outra muito diferente é cair no mundo real e tentar usar transporte coletivo, os serviços públicos de saúde e fazer uso do péssimo ensino do sistema escolar, especialmente o público.

CENA DO VÍDEO SOBRE O BRASIL


Os brasileiros cansaram. Agora querem resultados.

É sobre isso que trata a matéria do New York Times. O jornalista partir da economia do cotidiano: quanto custa uma pizza no Brasil, um Big Mac, um carro popular, um simples celular, e comparou com o preço em outras economias. Simples. Uma coisa que poderia ter sido feita por qualquer jornal brasileiro, ao invés de relatar o Brasil Maravilha de Dilma, Lula e o PT.

Vejam o vídeo e leiam a matéria sobre “As sementes dos protestos”

CLIQUE NESTE LINK PARA VER O VÍDEO : http://nyti.ms/12Ik3SL


LEIA A REPORTAGEM DE SIMON ROMERO (NEW YORK TIMES) SOBRE
A SEMENTE DA CRISE NO BRASOL (EM INGLÊS):
http://www.nytimes.com/2013/07/23/world/americas/prices-fuel-outrage-in-brazil-home-of-the-30-cheese-pizza.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário