Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

MIDIA NINJA, BLACK BLOC, A TORTUR(R)A DA VERDADE E A BU$$CA DO CAPILÉ. Como enganar otários, jornalistas amigáveis e leitores incautos. Aqueles que advogam a causa da destruição. (VIDEO - entrevista no Roda Viva)

Tentar passar a ideia de que a "narrativa alternativa" da tal Mídia Ninja é alternativa a alguma coisa, é contar história para bois dormir.

Não discuto o direito de um bando se associar para contar histórias com versões que achem apropriadas para vender seu peixe podre revolucionário; mas é isso, venda de ideias, Propaganda no bom e velho sentido. 

Jornalismo? Nunca.

De fato, nem nova é a ideia. É uma ação requentada. Isso aconteceu, com as devidas proporções, nos anos anos 60 e 70 com instrumentos tecnológicos de comunicação menos avançados e rápidos, como as rádios pirata que utilizavam navios para fazer transmissões de alto mar, ou as conhecidas rádios mineiras da Bolívia.

Em fins dos anos 60 o poeta marxista alemão Hans Magnus Enzensberger  escreveu um livrinho instigante, com o título Elementos para uma Teoria dos Meios de Comunicação. Está tudo ali.

Questionava, o alemão, não deixando de ser a questão uma forma de cutucar criticamente os autores da Teoria Crítica, em moda na época, os famosos frankfurtianos: "de que adianta ficar chorando pelos cantos, alegando-se vítimas das grandes corporações de comunicação? O que vocês fazem com os recursos de comunicação que têm em casa?"

Isso, há mais de 40 anos! Então, com celulares que fotografam e gravam imagens e som, com uma plataforma como a Internet e inúmeros programas de edição, sites, blogues, redes, etc, redes de comunicação e Propaganda seriam a consequência lógica, quase natural. Assim, Midia Ninja, nesse ponto, nada inventou. 

O curioso, é querer vender gato por lebre. Propaganda é propaganda. E o que eles fazem é propaganda e contra informação. Isso é como estar em uma guerra. Não são neutros, de forma alguma.

Basta que saibamos disso. Ninja e Blocs são aliados objetivos contra a democracia e o capitalismo.

Quem for contra, siga o conselho de Enzensberger. Tire a bunda da cadeira e mexa-se. 

RODA VIVA





Nenhum comentário:

Postar um comentário