Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO É MUITO MELHOR QUE A DA BAHIA. O índice baiano é de 40,7 mortos para cada cem mil pessoas; o paulista está na faixa de 12,4, segundo o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.



O Estado de São Paulo, que tem mais de 42 milhões de habitantes, registrou 5.180 mortes violentas (latrocínios, homicídios e lesão seguida de morte) em 2012. Com pouco mais de 15 milhões (isto é, praticamente um terço de São Paulo), a Bahia teve 5.764 ocorrências. 

Assim, a taxa por 100 mil habitantes no Estado governado por Jaques Wagner (PT) situa-se entre as maiores do país: 40,7 mortos por 100 mil, contra 12,4 mortos por 100 mil em São Paulo.

Se a Segurança Pública da Bahia fosse tão boa quanto a de São Paulo, esse número teria que ficar na faixa de  1.900 mortos no ano passado. Se acompanhasse a taxa baiana o Brasil teria quase cem mil mortos por ano! 

A taxas de São Paulo, o Brasil teria perto de 25 mil mortos por ano. Fica evidente que São Paulo é um estado muito, mas muito mais seguro que a Bahia. No geral, o país ainda tem 50mil mortos por ano, o que é algo muito elevado, em termos mundiais.

Os dados são do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O site do Fórum ainda não traz o relatório completo, que estará no ar hoje (esta terça).

O levantamento traz os números da violência no Brasil em 2012. O país voltou a superar a marca dos 50 mil homicídios: 50.108, contra os 46.177  registrados em 2011. 

A taxa de mortes violentas subiu de 24 por 100 mil habitantes para 25,8. A Bahia, com menos que 8 por cento da população nacional tem a incrível taxa de dez por cento das mortes nacionais. 

O Brasil é um país bastante violento. A Bahia é muito mais violenta do que a média do Brasil; São Paulo é um dos que tem a menor taxa de violência no país.  

Assim, fica uma pergunta: será que os paulistas (e paulistanos) não fazem comparações? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário