Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA CONTA SECRETA DO MENSALEIRO HENRIQUE PIZZOLATO NA SUÍÇA. O petista ex-diretor do Banco do Brasil fugiu do país após a ordem de prisão expedida pelo STF. Ele teria conta na Suíça de onde já sacou quase cinco milhões de reais.


SOCIALISTA ABONADO





A Polícia Federal investiga um saque de 1,6 milhão de euros feito em uma conta na Suíça que as autoridades acreditam ser do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Ele foi condenado no julgamento do mensalão, e está foragido desde a decretação de sua prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em novembro de 2013.

Sua família diz que ele está na Itália, país do qual tem cidadania – o que impossibilita sua extradição segundo as leis locais; no máximo, ele poderá ter um segundo julgamento na Itália. A investigação foi revelada na edição de hoje do jornal “O Estado de S. Paulo”. Segundo o jornal, autoridades suíças auxiliam a PF no rastreamento da movimentação da conta.

O período do saque também não está definido. A PF trabalha com a hipótese de que Pizzolato preparou a sua fuga durante meses, uma vez que sua condenação inicial foi conhecida no fim de 2012 – a prisão só ocorreu após a análise de seus recursos, e foi ordenada pelo STF no dia 15 de novembro.

Condenado a 12 anos e 7 meses de detenção em regime fechado, o próprio Pizzolato divulgou por meio de seu advogado, um dia após a expedição de seu mandado de prisão, uma nota dizendo que havia fugido para a Itália com o objetivo de escapar das consequências de um “julgamento de exceção”. (Esse é outro que quer vender a imagem de perseguido político!)

Pizzolato alegou que gostaria de ver seu caso sendo novamente analisado pela Justiça italiana, onde não haveria pressões “político-eleitorais”. Devido à cidadania italiana, ele estaria em relativa segurança na Itália, uma vez que o país europeu não extradita seus nacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário