Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MENSALEIROS PETISTAS FAZEM FESTA COM VAQUINHA ALHEIA. Há gente que duvida de que doações para pagamento de multa imposta pelo STF a condenados sejam legais.

WWW.SPONHOLZ.ARQ.BR

O PT anda nervosinho porque o ministro Gilmar Mendes questionou a origem do dinheiro que está servindo para os mensaleiros petistas pagarem as multas impostas pela Justiça como parte da condenação pelo crime do Mensalão.

No fundo, perguntar não ofende. E o ministro apenas questionou se a Justiça e a Promotoria não deveriam investigar de onde está saindo o dinheiro usado por José Genoíno, Delúbio Soares e, agora,talvez, José Dirceu.

Não é fora de propósito perguntar e investigar não, pois, como hipótese, vale pensar que o dinheiro pode ter sido dado por cidadãos comuns, assim como pode-se imaginar se o tal dinheiro não seria de origem 
obscura. Neste caso, toda a transparência possível é necessária.

O juiz Walter Maierovitch, no Diário do Comércio, disse acreditar ser um absurdo as tais doações serem aceitas pela Justiça. Ele argumenta que assim como as penas de prisão, as multas são uma penalidade imposta pela Justiça aos réus condenados. 

Ele diz: fazer doações para os réus pagarem as multas a que foram condenados é como terceirizar a pena.

As tais vaquinhas parecem ser um modo muito malandro de aliviar o peso da pena imposta a corruptos que roubaram e desviaram dinheiro público. O sujeito rouba, desvia, e ainda o público o ajuda a pagar o que deve à Sociedade.

Gilmar Mendes e Maierovitch têm razão. Isso tudo deve ser muito bem investigado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário