Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de junho de 2014

CINCO DE JUNHO. 30 DIAS DO LINCHAMENTO E MORTE DE FABIANE MARIA DE JESUS, NO GUARUJÁ. OU, A MULHER QUE FOI CONFUNDIDA COM UMA BRUXA QUE FAZIA MAGIA NEGRA COM CRIANÇAS ROUBADAS.




FABIANE, 33 ANOS, DUAS FILHAS

Foi tudo muito rápido, embora tivesse levado mais de duas horas, do início ao fim. Para Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, certamente foi uma eternidade. Moradora na perigosa favela de Morrinhos, uma das maiores do Guarujá, no litoral paulista, Fabiane, quando foi à igreja de São João Batista, naquele sábado à tarde, 3 de maio, não poderia imaginar tudo o que estava para acontecer.

Como poderia saber que duas horas depois estaria caída no meio da rua, gravemente ferida, correndo o risco de ser incendiada como se fosse uma bruxa da Idade Média? Como poderia saber que dois dias depois, no dia 5, estaria morta?

Foi tudo muito rápido. Fabiane voltava da igreja onde fora buscar sua Bíblia, que havia emprestado a uma amiga. Que ironia. A Bíblia, assim que a confusão começou foi arrancada de suas mãos, rasgada e jogada na lama, como se confundida com um manual de bruxaria, um livro de magia negra.

Na verdade, Fabiane foi tratada como se fosse uma bruxa seqüestradora de crianças cuja imagem estava povoando o imaginário da população do Guarujá. Há algum tempo uma página no Facebook, chamada Guarujá Alerta, estampava um retrato falado de uma mulher tida como sequestradora de crianças para usá-las em rituais de magia negra.

RETRATO FALADO DA SUPOSTA SEQUESTRADORA CARIOCA

O que, por ironia, foi esclarecido pela Polícia, depois de toda a tragédia, é que o retrato falado teria sido feito em 2012, e era referente a um caso do Rio de Janeiro.

Fabiane Maria de Jesus foi confundida com o retrato e passou a ser perseguida por uma pequena multidão, em Morrinhos.

Mas como isso começou?

Segundo testemunhas, Fabiane voltava da igreja com sua Bíblia (com as fotos de suas duas filhas guardadas nas páginas) e resolveu parar em um mercadinho, ou quitanda, para comprar algumas bananas. No caminho de volta para casa viu uma criança na rua e foi falar com ela, para oferecer uma fruta.

Um segundo, um mero segundo. A mãe da criança percebeu a aproximação e começou a gritar sobre a presença da bruxa seqüestradora. Num instante, acionadas por dezenas de celulares, dezenas de pessoas passaram a perseguir e a bater em Fabiane, como se fosse de fato a mulher correspondente aos retratos falados.

Seu martírio demorou duas horas. O livro que portava e foi rasgado e jogado na lama era a Bíblia, confundida pela massa ignorante, rude, cruel com um guia de magia negra.

MARTELO DAS BRUXAS, 1487

Na verdade, naquela tarde o populacho agiu como se guiado pelo manual de identificação e de tortura das bruxas medievais, o Malleus Maleficarum, publicado há 527 anos, em 9 de maio 1484, na Alemanha, de autoria de dois inquisidores dominicanos, Heinrich Kraemer e James Sprenger.

 
Gravemente ferida, brutalmente atacada pela multidão, Fabiane foi levada a um hospital, onde morreu na segunda-feira, dia 5 de maio. Seu marido, Jailson Alves das Neves prefere manter silêncio e fala em tocar a vida para criar as filhas Ester Nicole, de 1 ano e Yasmin, de 12. 

Certamente essa tragédia estará para sempre na memória de Jailson e de suas filhas. O dia em que a mãe, dedicada às crianças, foi confundida, no imaginário popular, com uma bruxa seqüestradora de crianças!

LINCHAMENTOS

A cada dia que passa o Brasil torna-se um país mais violento, distante de valores civilizacionais os mais básicos, afastado de tudo o que nos ensinou o cristianismo sobre tolerância, perdão, esquecimento, compaixão pelo próximo. Nos últimos doze meses 56 mil pessoas morreram vítimas de crimes violentos. Morre-se no Brasil muito mais em que em países que vivem guerras-civis.

Leio na imprensa comentários, artigos, textos tentando compreender e explicar o motivo dos linchamentos que têm sido noticiados Brasil afora. Quanta bobagem escrevem nossos doutores universitários, especialmente aqueles esquerdistas e simpáticos ao governo federal. E também jornalistas, mesmo de jornalões diários, acometidos de paralisia na capacidade de análise.

Fazem ligações com o tempo da escravidão! Acabada há 126 anos! Fazem ligações com os avanços materiais de parte da população, como se ganhar alguns reais a mais, o que chamam de inclusão social (e não se esqueçam de que mais de 40 milhões foram incluídos por meu de bolsas-esmola, uma vergonha!).

Como materialistas, só pensam materialmente. Nada conhecem sobre a Natureza Humana. O homem é um animal que pode ser mau e muito perverso. Sem o freio moral, sem os princípios cristãos, sem medo da Lei dos Homens, sem temos das punições, os homens transformam-se em bestas feras.

O Brasil é um pais abandonado, em termos de princípios; o governo não une, mas separa os brasileiros em diferentes categorias, cria o ódio e a inveja. A filosofia rousseauniana adotada pelos revolucionários acabou com as chances da educação funcionar para a coesão social. Para rousseaunianos é a cultura que destrói os homens!  Que estupidez.

Se o Estado deixou imensas áreas ao abandono, descuidou da Educação, não dá Segurança Pública, como não há vácuo de poder, o crime, os maus, ocupam os espaços e dominam os bons cidadãos. A mente revolucionária é perversa e despreza a lei e o estado de direito e a democracia.

O que esperar, então?

A massa solta, desgarrada de qualquer orientação é um bando de feras, guiadas pelo imaginário, o mais torpe, capaz de transformar uma pobre mãe inocente em uma bruxa.

Num país em que cracolândias são estimuladas por prefeitos, como o de São Paulo; o Judiciário ao condenar criminosos como os do Mensalão é afrontado pelos líderes do partido da presidente!,  em que o dinheiro público está sendo privatizado por verdadeiras quadrilhas, dizer o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário